Agendamento de visitas escolares e de grupo

Para Agendar visitas, ligue para o Fone: 3951 8407


Aspectos a serem considerados na preparação do professor

· Pesquisar sobre o museu : sua historia, temas tratados.

· Visita o museu, antes de incluí-lo no planejamento.

· Procurar envolver outros professores, assim desenvolver um projeto interdisciplinar.

· Definir os objetivos para a realização da atividade no museu.

· Estabelecer um numero de participantes. Lembre-se de que a visita torna-se mais produtiva e proveitosa se o numero de alunos for limitados.

· O Museu de Historia Natural de Cravinhos indica um grupo de 20 a 25 alunos.

Aspectos a serem considerados na preparação do aluno

· Procurar desfazer idéias desatualizada ou preconceituosa. Muitos alunos ainda definem museus como: “LUGAR DE COISAS VELHAS” ou “LOCAL ONDE SE GUARDAM RELIQUIAS DE PESSOAS IMPORTANTE”. Mostra, também, que existem diferentes tipos de museus.

· Explicar o porque da visita e deixar claro o que se espera do aluno

· É importante orienta quais serão o procedimento a serem adotados na visita ao museu (por exemplo: a regra para os hospitais, cinema e ate estádio de futebol).

· Assim explique a razão de não tocar nos objetos, de não gritar, de não comer ou beber, de não usar celulares durante a visita.

· Recomendar que as mochilas e outros objetos sejam deixados no ônibus ou na escola

· Incentivar o aluno a buscar respostas, a refletir sobre o que esta vendo.

· Procurar finalizar a atividade no espaço do museu propondo alguma reflexões que poderão ser retomadas na escola .

Antes de iniciar o desenvolvimento das atividades planejadas é recomendável

· Converse com os alunos sobre a experiência vivida no museu (o que mais gostaram, o que foi mais significativo, os aspectos considerados negativos)

· Escolher pontos que possam ser aprofundados aproveitando para esclarecer as duvidas,

· É muito importante que o professor encaminhe ao museu toda sugestão ou reclamação que julgar necessária.

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Museu de Historia Natural de Cravinhos

R. CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES, 71

HORARIO DE FUNCIONAMENTO

QUARTA A SABADO 8:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00

DOMINGOS 9:00 ao 12:00 e das 14:00 as 16:00

Fone: 3951-8407

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Logotipo do Museu e os seus mascotes

O Museu de História Natural possuimos logotipos que representam as 3 vertentes de estudo do museu:

Coruja - Ciência


O primeiro logotipo do museu é a coruja que representa os estudos científicos realizados. Essa associação da figura da coruja com a Ciência e a filosofia remontam da época dos Gregos com o culto a deusa Atena. Atena ou Minerva para os romanos, era associada a figura da coruja que era seu mascote. Atena era uma deusa guerreira, sabia e conselheira. Mas a coruja só foi associada a filosofia depois que o filosofo Hegel citou sua famosa frase onde ele compara a filosofia a coruja. A frase diz que a filosofia é como a coruja que só alça vôo ao entardecer. Com isto ele quis dizer que a filosofia só toma partido após os acontecimentos da história para poder racionalizar a mesma. Fazendo uma compreensão da história em pensamento.

Tartaruga - Ecologia e Meio Ambiente


O segundo logo do museu é a tartaruga associada ao Meio ambiente. Essa associação se iniciou-se pelo fato da tartaruga ser um dos símbolos mais antigos representativos da Mãe Terra, significando nutrição, proteção, e também a cura que carregamos em nosso interior. A tartaruga nos recorda de que a conexão com a Grande Mãe está no dar e receber, na reciprocidade e somente assim podemos entender o verdadeiro significado da criação e da conexão. Os Chippewa, Cree, Iroquois, observaram que o casco rígido protegia um ser, e associaram à Terra como um organismo vivo que protege todos os seres que nela vivem. Para os maias, o cinturão de Orion era visto como uma tartaruga cósmica. Na arqueologia maia encontramos a casa das tartarugas em Uxmal. A tartaruga era associada à água e ao deus da chuva.

Quati - Cultura






O terceiro logotipodo é usado como marca oficial do museu
e tem como seu personagem principal o Quati.A palavra Quati vem do tupi-guarani e significa fuçador, aquele que coloca o nariz em tudo. Essa é uma das razões a qual o quati foi adotado como logo oficial do museu, pois a cultura possui a sua mais variadas vertentes e é capaz de abranger todos os lados da vida.



O Mascote

A outra razão pela qual o quati foi escolhido como símbolo e mascote do Museu foi o fato histórico de que a primeira peça ao qual o museu recebeu de uma instituição museológica de renome foi um quati taxidermizado.

Por esta razão essa figurinha simpática ao lado foi escolhida como mascote e simbolo do Museu de Historia Natural
.





Criador dos logotipos

Os logotipos e o mascote do museu foram criados pelo desenhista, ilustrador e animador profissional André Luis Barreiros Garcia, o qual ilustra e cria desenhos a mais de 15 anos. Doou com muitos préstimos suas criações para animar e povoar o universo cultural e científico do nosso mundo museológico.

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