quarta-feira, 10 de março de 2010
Patrimônio Cultural: um recurso intedisciplinar para ações educativas
Sugestões apontadas por profissionais da educação para serem utilizadas por cada disciplina do currículo escolar entre elas estão:
Língua Portuguesa: a pesquisa com o patrimônio culturual imaterial permite comparar termos ou expressões de épocas passadas com a atualidade; há também a possibilidade de evidenciar as diferentes formas de linguagem, de ritmo e pronúncia das diferentes regiões e das diversas origens étnicas que formam a nação brasileira. Como resultado temos a elaboração de artigos, a criação de documentários e de peças teatrais, produzir exposição física ou virtual, a realização de uima apresentação oral, etc.
Matemática: a atividade extraclasse utilizando o patrimônio cultural é uma ótima opção para desenvolvimento de observações das edificações e de sítios históricos, visitas a museus, etc. Tais observações permitem ao educando vivenciar a utilização do cálculo de ângulos, da áreas e volumes; o estudo das formas e dos planos geométricos, etc. Como resultado pode ser realizado uma exposição com a confecção de maquetes, gráficos, para os escolares e acomunidade;
Ciências da Natureza: incluir o patrimônio cultural nessa disciplina pode ser feito promovendo discussões sobre o estado de conservação do patrimônio cultural local, sobre o impacto da atividades humanas para o equilíbrio climático; o papel do clima e da umidade na deterioração de materias e construções históricas. A história da ciência é outro recurso que permite uma reflexão sobre o papel da tecnologia e o impacto causado ao meio ambiente e sobre a vida das pessoas.
Artes: nesta disciplina o patrimônio imaterial pode ser explorado por meio da pesquisa(bibliográfica ou virtual) sobre a origem e a função de manifestações populares e tradicionais da localidade ou da região. Como resultado pode ser incenado manifestações folclóricas locais ou regionais, a exposição das indumentárias e das coreagrafias, incenaçõa de lendas ou produção literária local, etc.
Geografia: o patrimônio cultural pode ser explorado nesta disciplina, com a observação do impacto ambiental que ocorre em um centro histórico, ou parque, a pesquisa é outro recurso que pode ser usada para reconhecer sobre a procedência de mateirais, os recursos e características ambientais da localidade. Como resultado está à confecção de dioramas, de exposição virtual, etc.
História Social: incluir o patrimônio cultural nesta disciplina permite demonstrar as modificações ocorridas ao longo do tempo com as funções de objetos, dos monumentos, e as alterações do cotidiano e modo de vida da sociedade local. Como resultado prático está à produção de exposição física ou virtual, encenação de fatos ou personagens históricos, a confecção de maquetes, etc.
Essa proposta tem como objetivo não somente sensibiliar os educandos para a valorização e preservação do patrimônio cultural local, como também desenvolver habilidades e capacidades dos indivíduos para encontrar soluções para problemas locais.
Nessa abordagem o bem cltural seja material, imaterial ou natural é um recurso interdisciplinar para o desenvolvimento de ações com a finalidade de promover o pensamento crítico, uma visão totalizante da realidade, pois ela dá enfase à interação entre o ser humano, a natureza e os seus semelhantes, promovendo o repeito pela diversidade cultural e o meio ambiente.
Fonte: Museologia social, apostilamento do curso do Portal Educação
Língua Portuguesa: a pesquisa com o patrimônio culturual imaterial permite comparar termos ou expressões de épocas passadas com a atualidade; há também a possibilidade de evidenciar as diferentes formas de linguagem, de ritmo e pronúncia das diferentes regiões e das diversas origens étnicas que formam a nação brasileira. Como resultado temos a elaboração de artigos, a criação de documentários e de peças teatrais, produzir exposição física ou virtual, a realização de uima apresentação oral, etc.
Matemática: a atividade extraclasse utilizando o patrimônio cultural é uma ótima opção para desenvolvimento de observações das edificações e de sítios históricos, visitas a museus, etc. Tais observações permitem ao educando vivenciar a utilização do cálculo de ângulos, da áreas e volumes; o estudo das formas e dos planos geométricos, etc. Como resultado pode ser realizado uma exposição com a confecção de maquetes, gráficos, para os escolares e acomunidade;
Ciências da Natureza: incluir o patrimônio cultural nessa disciplina pode ser feito promovendo discussões sobre o estado de conservação do patrimônio cultural local, sobre o impacto da atividades humanas para o equilíbrio climático; o papel do clima e da umidade na deterioração de materias e construções históricas. A história da ciência é outro recurso que permite uma reflexão sobre o papel da tecnologia e o impacto causado ao meio ambiente e sobre a vida das pessoas.
Artes: nesta disciplina o patrimônio imaterial pode ser explorado por meio da pesquisa(bibliográfica ou virtual) sobre a origem e a função de manifestações populares e tradicionais da localidade ou da região. Como resultado pode ser incenado manifestações folclóricas locais ou regionais, a exposição das indumentárias e das coreagrafias, incenaçõa de lendas ou produção literária local, etc.
Geografia: o patrimônio cultural pode ser explorado nesta disciplina, com a observação do impacto ambiental que ocorre em um centro histórico, ou parque, a pesquisa é outro recurso que pode ser usada para reconhecer sobre a procedência de mateirais, os recursos e características ambientais da localidade. Como resultado está à confecção de dioramas, de exposição virtual, etc.
História Social: incluir o patrimônio cultural nesta disciplina permite demonstrar as modificações ocorridas ao longo do tempo com as funções de objetos, dos monumentos, e as alterações do cotidiano e modo de vida da sociedade local. Como resultado prático está à produção de exposição física ou virtual, encenação de fatos ou personagens históricos, a confecção de maquetes, etc.
Essa proposta tem como objetivo não somente sensibiliar os educandos para a valorização e preservação do patrimônio cultural local, como também desenvolver habilidades e capacidades dos indivíduos para encontrar soluções para problemas locais.
Nessa abordagem o bem cltural seja material, imaterial ou natural é um recurso interdisciplinar para o desenvolvimento de ações com a finalidade de promover o pensamento crítico, uma visão totalizante da realidade, pois ela dá enfase à interação entre o ser humano, a natureza e os seus semelhantes, promovendo o repeito pela diversidade cultural e o meio ambiente.
Fonte: Museologia social, apostilamento do curso do Portal Educação
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